quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PARTES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

– Planejamento dos fins: especificação do estado futuro desejado, ou seja, a visão, os valores, a missão, os propósitos, os objetivos, os objetivos funcionais, os desafios e as metas.
– Planejamento dos meios: proposição de caminhos para empresa chegar ao estado futuro desejado, por exemplo, pela expansão da capacidade produtiva de uma unidade e/ou diversificação de produtos. Aqui se tem a escolha de macroestratégias, micropolíticas, estratégias, políticas, procedimentos e processos.
– Planejamento organizacional: esquematização dos requisitos organizacionais para pede realizar os meios propostos. Aqui se pode ter, por exemplo, a estruturação da empresa em unidades estratégicas de negócios.
– Planejamento dos recursos: dimensionamento de recursos humanos, tecnológicos e materiais, bem como a determinação da origem e aplicação de recursos financeiros. Aqui se tem o estabelecimento de programas, projetos e planos de ação necessários ao alcance do futuro desejado.
- Planejamento da implantação e do controle: corresponde à atividade de planejar o acompanhamento da implantação do empreendimento, bem como a decorrente avaliação dos resultados apresentados.

Devem-se ressaltar alguns aspectos, a saber:
  • ·         O próprio processo de planejamento deve ser planejado;
  • ·         O processo é interativo, ou seja, sua ação se exerce mutuamente, entre duas ou mais partes do todo; e
  • ·         O processo é interativo, ou seja, repete-se ao longo do tempo.

Definimos o Planejamento dos Fins, como o topo da hierarquia de planejamento, pois nele estão estabelecidas as estratégias da empresa, missão, objetivos, e essa definição não é alterada por força do planejamento, ela é estabelecida, como o resultado final esperado.
Logo abaixo é seguido pelo planejamento dos meios, como serão definidas as ações para se chegar ao resultado estabelecido no planejamento dos fins, nesse aspecto são definidos os processos de característica macro, politicas e procedimentos.
O planejamento organizacional vem logo após o planejamento dos meios, pois assim serão definidas as unidades estratégicas da empresa, e sua estrutura, para que em seguida tenha o Planejamento dos recursos, que são atribuídos entre recursos humanos, tecnológicos e materiais, e assim fazer o planejamento de implantação, que visa o planejamento e analise de resultados.
Caso o resultado não for atingido, o processo poderá ser re-planejado, podendo se iniciar pelo Planejamento dos meios e seguir para as outras etapas, no qual podemos definir que, o Planejamento dos fins, não pode ser alterado, mas o planejamento dos meios, planejamento organizacional, planejamento dos recursos e o planejamento de implantação eles são interativos e sofrem mudanças de acordo com as necessidades e com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário