Atividades complementares ainda causam um nó na cabeça de muitos universitários. Para quem ainda não sabe, elas são obrigatórias para completar o currículo acadêmico , ou seja, quem não cumprir a carga horária mínima não receberá o diploma ao final do curso.
- #MeuPauTaComSaudades
- #BatuquemosPorAmanda
- A principal confusão acaba sendo sobre as atividades aceitas pelas faculdades de todo Brasil. Enquanto algumas aceitam relatório de filmes, outras consideram atividades de pesquisa. Vamos tomar como exemplo o curso de Jornalismo de instituições públicas e particulares para mostrar quais atividades são comuns e com melhor atribuição de créditos.
Mas antes disto, você sabe para que serve uma atividade complementar? Para o
Conselho Nacional de Educação da Câmara Superior de Educação, ela coloca o estudante em contato com a realidade social, econômica e cultural, e de iniciação à pesquisa e ao ensino. Desta forma, além das disciplinas tradicionais da sala de aula e laboratoriais, o estudante desenvolve trabalhos fora da faculdade em horários flexíveis.
O ponto-chave é entender que a atividade complementar, também chamada de extracurricular, deve agregar valor à formação profissional do estudante, esclarece o coordenador do curso de Jornalismo da
Universidade Metodista de São Paulo, Rodolfo Carlos Martino. "São componentes que enriqueçam o estudante como cidadão e profissional." É por isso que no grupo de atividades que formam as 80 horas anuais da universidade, cinema vale, sim. Porém, desde que tenha estreita relação com comunicação.
Fica a dica:
Antes de começar a fazer as atividades complementares, converse com o coordenador de curso da faculdade para não ser surpreendido com a recusa do relatório. Se você fez transferência, fique atento, são atribuídas apenas atividades consideradas compatíveis entre as instituições de origem e destino. E quem determina o que vale o que não vale é a instituição, com base eu seus critérios sobre o que é determinante para a formação do aluno.
fonte: http://noticias.universia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário